Utilizamos cookies próprios e de terceiros para coletar informação estatística do uso de nosso site e lhe mostrar publicidade relacionada com suas preferências mediante a análise de seus hábitos de navegação. Se continuar navegando, consideramos que aceita o uso dos cookies. Você pode mudar a configuração ou obter mais informações aqui.
Fechar
Planeta de Libros
  1. PlanetadeLivros.com.br
  2. /
  3. História
  4. /
  5. A criação do Brasil 1600-1700
A criação do Brasil 1600-1700

Thales Guaracy

A criação do Brasil 1600-1700

Thales Guaracy

Editorial: Planeta
Tema: História
Coleção: Outros
Número de páginas: 400
Formato único

O Brasil português, espanhol e holandês - um livro para entender nossa formação

Sinopse de A criação do Brasil 1600-1700:

Em 1624, o rei da Espanha e Portugal, Filipe II, perguntou a Dom Fadrique de Toledo Osório, comandante da esquadra luso-espanhola que acabara de libertar Salvador dos holandeses, o que tinha achado do Brasil. A impressão do fidalgo foi clara: “No Brasil, até os céus mentem”.

Essa história, que se tornou proverbial na época, é uma amostra do que este livro descortina para o entendimento do Brasil de ontem e do país de hoje. De forma surpreendente, A Criação do Brasil traz à luz tanto o contexto histórico e social quanto os mais ricos detalhes da aventura dos primeiros colonizadores - a verdadeira gênese do país e da sociedade brasileira.

O século XVII sempre foi um pedaço obscuro da história do Brasil, em grande parte porque por 60 anos Portugal pertenceu à Espanha - dado que preferiram esquecer os portugueses, por terem sido dominados, e os espanhóis, por terem perdido Portugal. Nele, porém, começa a arrancada brasileira, aqui narrada com realismo inédito, sem receio de por vezes descontruir a imagem dos heróis da Nação, geralmente edulcorada nas obras oficiais.

A Criação do Brasil mostra como a colônia brasileira foi consolidada no seu grande território continental, ao longo de um século de lutas, guerras e conflitos religiosos e políticos. Resgata personagens tão esquecidos quanto fundamentais na história brasileira. Sobretudo, apresenta como, após ver a passagem de tantos dominadores imperialistas, fossem portugueses, holandeses, franceses ou espanhóis, surgiu no Brasil uma sociedade autóctone, com interesses próprios, e um caráter que, conforme salienta o autor, foi a “fonte dos nossos mais monstruosos males, como das nossas incomparáveis virtudes”.

Conteúdos extra

PDF
Leia uma amostra gratuitamente
Baixar 666,56 K

O autorA criação do Brasil 1600-1700

O autorA criação do Brasil 1600-1700

Nascido no bairro paulistano da Liberdade, em 1964, Thales Guaracy é escritor, jornalista e cientista social, formado pela USP - SP.
Trabalhou nos principais veículos de imprensa do Brasil, como Veja, Exame e O Estado de S. Paulo. É colaborador do site arepublica.com.br e autor de livros de ficção e não ficção, entre eles a reportagem histórica "A Conquista do Brasil" 1500-1660.

... Ler mais

Outros títulos do autorThales Guaracy

Ficha técnica

Data de publicação: | Idioma: Portugués | ISBN: 978-85-422-1404-8 | Código: 10230028 | Formato: 16 x 23 cm. | Apresentação: Brochura com orelhas | Coleção: Outros | Sentido de leitura: Occidental

Todas as opiniões de A criação do Brasil 1600-1700

Este livro tem 0 Comentários, seja o primeiro a comentar!
Deixar um comentário